Chuva de Pinhões semeou 220 mil sementes de araucária em Campinas do Sul

Chuva de Pinhões semeou 220 mil sementes de araucária em Campinas do Sul

O teste feito em duas ilhas da Barragem do Rio Passo Fundo será monitorado e repetido em outras áreas do Estado

Mais de 1,6 mil quilos de pinhões foram jogados do céu na tarde de segunda-feira, em Campinas do Sul, no norte do Estado, num projeto que pretende revolucionar o reflorestamento em áreas degradadas. Utilizando um avião pela primeira vez para fazer o plantio, numa única tarde foi realizado o trabalho que levaria meses para ser feito de forma manual.

O projeto integrou o Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), a Tractebel Energia, que doou a área de terra para o plantio, a RGE, que doou as sementes e a empresa de aviação agrícola Aerodinâmica, que realizou o plantio aéreo. O curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria vai monitorar os resultados do plantio.

Imitando a gralha azul, o avião agrícola sobrevoou duas ilhas, uma de 30 hectares e outra de 10 hectares, lançando as sementes de araucária ao solo. Foram 40 quilos de pinhão, cerca de 5,5 mil sementes, para cada hectare de terra.

- Foi melhor do que eu esperava, as sementes caíram de forma dispersa e temos grande expectativa de que a maior parte das sementes germinem_ salientou o professor Fabiano Fortes.

Se o projeto Gralha Azul vingar, a chuva de pinhões fará nascer 10 milhões de mudas de araucária no Estado nos próximos três anos, numa projeção do Defap para intensificar o valor ambiental e econômico da árvore.

- Se der certo com o pinhão também testaremos com outras espécies, pode ser uma revolução no reflorestamento de áreas _ conta o diretor do Defap Roberto Ferron.

Para preparar as sementes, os pinhões ficaram imersos em água por dois dias, garantindo a umidade necessária para a germinação. Também foram banhadas em querosene, para impedir o ataque de animais. Com o preparo, as sementes poderão germinar em 10 dias, quando no processo natural, normalmente isto ocorre em 120 dias. Agora o grupo espera a participação de outro parceiro, para que o plantio tenha sucesso: a chuva prevista para a terça e a quarta-feira.

Fonte: Zero Hora

Deixe uma resposta

Powered by WP Robot

%d blogueiros curtiram isso: